"Educar é coisa do coração"

"Educar é coisa do coração"
"Educar é coisa do coração" São Bosco

quinta-feira, 24 de março de 2016

CATEQUESE I: O que preciso saber sobre a Semana Santa?

1º Da Semana Santa em geral


41. Por que a última Semana da Quaresma se chama Santa?
A última semana da Quaresma chama-se santa porque nela se celebra a comemoração dos maiores mistérios operados por Jesus Cristo para nossa redenção.

42. Qual é o mistério que se comemora no Domingo de Ramos?
No Domingo de Ramos comemora-se a entrada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém, seis dias antes de sua Paixão.

43. Por que quis Jesus Cristo entrar triunfante em Jerusalém. antes da sua Paixão?
Jesus Cristo, antes de sua Paixão, quis entrar triunfante em Jerusalém, como fora predito: 1º para animar os seus discípulos, dando-lhes por esta forma uma prova clara de que Ele ia sofrer espontaneamente; 2º para nos ensinar que por sua morte Ele triunfaria do demônio, do mundo e da carne, e que nos abriria as portas do Céu.

44. Qual é o mistério que se celebra na Quinta-Feira Santa?
Na Quinta-Feira Santa celebra-se a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

45. Qual o mistério que se recorda na Sexta-Feira Santa?

Na Sexta-Feira Santa recorda-se a Paixão e morte do Salvador.

46. Quais os mistérios que se comemoram no Sábado-Santo?
No Sábado Santo honra-se a sepultura de Jesus Cristo e a sua descida ao Limbo, e, depois do sinal do Glória, começa-se a honrar a sua gloriosa ressurreição.

47. Que Devemos fazer para passar a Semana Santa segundo o ESPIRITO DA IGREJA?
Para passar a Semana Santa segundo o espírito da Igreja, devemos fazer três coisas: 1º unir ao jejum um maior recolhimento interior e um maior fervor de oração. 2º meditar continuamente, com sentimentos de compunção, os sofrimentos de Jesus Cristo, 3º assistir, sendo possível, aos ofícios com este mesmo espírito.

2º De algumas cerimônias da Semana Santa

48. Por que se chama de Ramos o domingo da Semana Santa?
Chama-se de Ramos o domingo da Semana Santa por causa da procissão que se faz neste dia, na qual os fiéis levam na mão um ramo de oliveira, ou de palma.

49. Por que no Domingo de Ramos se faz a procissão levando ramos de oliveira?
No Domingo de Ramos faz-se a procissão levando ramos de oliveira ou palmas para recordar a entrada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém, recebido e seguido pelas turbas com ramos de palmeira nas mãos.

50. Por que na volta da procissão de Ramos bate-se três vezes na porta da Igreja antes que esta se abra?
Na volta da procissão de Ramos bate-se três vezes na porta da igreja antes que esta se abra para significar que o Céu estava fechado pelo pecado de Adão e que Jesus Cristo mereceu-nos a entrada nele com sua morte.

51. Quem foram os que saíram ao encontro de Jesus Cristo, quando entrou triunfante em Jerusalém?
Quando Jesus Cristo entrou triunfante em Jerusalém, saíram-lhe ao encontro o povo simples e as crianças, não porém os grandes da cidade. Dispôs Deus assim, para nos dar a conhecer que a soberba os tornara indignos de tomar parte no triunfo de Nosso Senhor, que ama a simplicidade do coração, a humildade e a inocência.

52. Por que não tocam os sinos desde Quinta-Feira Santa até ao Sábado Santo?
Desde a Quinta-Feira Santa até o Sábado Santo não tocam os sinos em sinal de grande tristeza por causa da Paixão e morte do Salvador.

53. Por que se conserva na Quinta-Feira Santa uma hóstia consagrada?
Na Quinta-Feira Santa conserva-se uma hóstia consagrada; 1º a fim de que se tributem especiais adorações ao Sacramento da Eucaristia no dia em que foi instituído; 2º para que se possa celevrar a liturgia na Sexta-Feira Santa, em que o Sacerdote não consagra.

54. Por que na Quinta Feira Santa, depois da Missa, se desnudam os altares?
Na Quinta-Feira Santa depois da Missa, desnudam-se os altares, para nos representar Jesus Cristo despojado dos seus vestidos, a fim de ser açoitado e pregado na Cruz, e para nos ensinar que, para celebrar dignamente a sua Paixão, devemos despojar-nos do homem velho, isto é, de todo o afeto mundano.

55. Por que se faz a cerimônia do lava-pés na Quinta-feira Santa?
Na Quinta-Feira Santa faz-se a cerimônia do lava-pés; 1º para renovar a memória daquele ato de humilhação com que Jesus Cristo se baixou a lavar os pés aos seus Apóstolos; 2º porque Ele mesmo exortou os Apóstolos, e na pessoa deles todos os fiéis, a imitar o seu exemplo; 3º para nos ensinar que devemos purificar o nosso coração de toda a mancha, e praticar, uns para com os outros, os deveres da caridade e humildade cristã.

56. Por que na Quinta-Feira Santa os fiéis vão fazer a visita ao Santíssimo Sacramento em várias Igrejas, em procissão ou particularmente?
Na Quinta-Feira Santa os fiéis vão fazer a visita ao Santíssimo Sacramento em várias Igrejas como lembrança das dores suportadas por Jesus Cristo em vários lugares, como no Horto, nas casas de Caifás, de Pilatos e de Herodes e no Calvário.

57. Com que espírito se devem fazer estas visitas na Quinta-Feira Santa?
Na Quinta-Feira Santa, devem-se fazer estas visitas, não por mera curiosidade, por hábito ou distração, mas com uma sincera contrição dos nossos pecados, que são a verdadeira causa da Paixão e morte do nosso Redentor, e com verdadeira compaixão pelas suas dores, meditando nos seus vários tormentos: por exemplo, na primeira visita, o que sofreu no Horto, na segunda, o que sofreu no pretório de Pilatos, e assim por diante.

58. Por que na Sexta-Feira Santa a Igreja, de modo particular, pede a Nosso Senhor por toda a classe de pessoas, até pelos pagãos e judeus?
A Igreja, na Sexta-Feira Santa, de modo particular, pede a Nosso Senhor por tada a classe de pessoas para mostrar que Jesus Cristo morreu por todos os homens, e para implorar, em benefício de todos, os frutos da sua Paixão.

59. Por que na Sexta-Feira Santa se adora solenemente a Cruz?
Na Sexta-Feira Santa adora-se solenemente a Cruz, porque, tendo sido Jesus Cristo pregado na Cruz, e tendo morrido nela naquele dia, a santificou com o seu sangue.

60. A adoração deve-se só a Deus; por que se adora então a Cruz?
Só a Deus se deve a adoração, e por isso, quando se adora a Cruz, a nossa adoração é feita a Jesus Cristo, que nela morreu.

61. Quais são as principais cerimônias do Sábado Santo?
Entre as cerimônias do Sábado Santo as principais são: a bênção do círio pascal e a bênção da fonte ou pia batismal. 

62. Que significa círio pascal?
O círio pascal significa o esplendor e a glória que Jesus Cristo ressuscitado trouxe ao mundo.

63. Por que se benze no Sábado Santo a fonte batismal?
No Sábado Santo benze-se a fonte batismal porque antigamente neste dia, como também na vigília de Pentecostes, se conferia solenemente o Batismo. 

64. Que devemos fazer enquanto se benze a fonte batismal?
Enquanto se benze a fonte batismal, devemos dar graças a Nosso Senhor por nos ter admitido ao Batismo e renovar as promessas que então fizemos.






-----

Bibliografia:
Catecismo de São Pio X, cap. VII.