Começa aqui a primeira parte sobre o que a Catequese NÃO é:
1) Por que não podemos basear uma aula apenas usando as Sagradas
Escrituras?
R: A Fé Católica não é baseada apenas nas Sagradas Escrituras, ela
possui três pilares: Tradição, as Sagradas Escrituras e o Magistério.
Sobre a Tradição
"E assim, a pregação apostólica, que se exprime de modo
especial nos livros inspirados, devia conservar-se, por uma sucessão contínua,
até à consumação dos tempos. Por isso, os Apóstolos, transmitindo o
que eles mesmos receberam, advertem os fiéis a que observem as tradições que
tinham aprendido quer por palavras quer por escrito (cfr. 2 Tess. 2,15), e
a que lutem pela fé recebida de uma vez para sempre (cfr. Jud. 3). Ora, o
que foi transmitido pelos Apóstolos abrange tudo quanto contribui para a vida
santa do Povo de Deus e para o aumento da sua fé; e assim a Igreja, na sua
doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que
ela é e tudo quanto acredita" 1
Sobre as Sagradas
Escrituras:
"A sagrada Tradição, portanto, e a Sagrada Escritura estão
intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas
da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim. A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por
inspiração do Espírito Santo; a sagrada Tradição, por sua vez, transmite
integralmente aos sucessores dos Apóstolos a palavra de Deus confiada por
Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, para que eles, com a luz do
Espírito de verdade, a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua
pregação; donde resulta assim que a Igreja não tira só da Sagrada
Escritura a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas. Por isso,
ambas devem ser recebidas e veneradas com igual espírito de piedade e reverência."2
Sobre o Magistério:
"A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito
sagrado da palavra de Deus, confiado à Igreja; aderindo a este, todo o Povo
santo persevera unido aos seus pastores na doutrina dos Apóstolos e na
comunhão, na fração do pão e na oração (cfr. At. 2,42 gr.), de tal modo que, na
conservação, atuação e profissão da fé transmitida, haja uma especial
concordância dos pastores e dos fiéis. Porém, o encargo de interpretar
autenticamente a palavra de Deus escrita ou contida na Tradição, foi confiado
só ao magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de
Jesus Cristo. Este magistério não está acima da palavra de Deus, mas sim
ao seu serviço, ensinando apenas o que foi transmitido, enquanto, por
mandato divino e com a assistência do Espírito Santo, a ouve piamente, a guarda
religiosamente e a expõe fielmente, haurindo deste depósito único da fé tudo
quanto propõe à fé como divinamente revelado. É claro, portanto, que a
sagrada Tradição, a sagrada Escritura e o magistério da Igreja, segundo o
sapientíssimo desígnio de Deus, de tal maneira se unem e se associam que
um sem os outros não se mantém, e todos juntos, cada um a seu modo, sob a ação
do mesmo Espírito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas."3
2) Por que Catequese não é apenas um "encontro de partilha"?
R: Catequese vem do latim “catechesis”, por sua vez derivada da palavra
grega “κατήχησις” que significa "instruir a viva voz". Ora, instruir
é ensinar, quando se partilha podemos encontrar diversas opiniões pessoais e no
fim... a ausência da verdade. Para ensinar é necessário alguém instruído como o
ministro ao qual irá instruir os ensinamentos da Igreja, então temos presente o
magistério, mas para este ultimo ser autêntico e válido, é preciso conter as
quatro premissas: "Submissão do intelecto do discípulo, o inteligido é um
aspecto do ser demonstrado pelo mestre, a credibilidade do mestre e o grau da
certeza alcançada pelas demonstrações do mestre."4. Logo,
catequese não é uma partilha e sim uma instrução da doutrina católica para o
fim ultimo de conhecimento da fé católica, atualizar a profissão de fé de
sempre, manter viva a tradição da Igreja, seu magistério e fidelidade a
revelação das Sagradas Escrituras e assim alcançar a graça de participar dos
Santos Sacramentos.
NOTAS:
1 Constituição Dei Verbum, Cap. II. p.8
2 Constituição Dei Verbum, Cap. II, p. 9
3 Constituição Dei Verbum, Cap II. p. 10
4 Prof. Sidney Silveira, breve comentário sobre Magistério segundo Santo
Tomás de Aquino
Constituição Dei Verbum :http://goo.gl/H6VWI
Nenhum comentário:
Postar um comentário