A Igreja ela não celebra a morte, justamente porque Cristo
venceu a morte e a Igreja, sendo Teu Corpo, celebra a vida e a comunhão dos
Santos, seja a Igreja militante, ao qual pertencemos; a triunfante, onde estão
os santos junto a Deus no paraíso e a Igreja padecente, onde estão as almas que
padecem no purgatório ao qual trataremos aqui.
Antes de
adentrarmos então sobre a prática de rezar pelos nossos falecidos, vejo
necessário uma explicação sobre o que é o purgatório. Vejamos:
Diferente
dos Protestantes, a Igreja católica acredita na santidade, ou seja, buscar
sempre se redimir de nossos pecados até que a medida que nos purificamos vamos
alcançando os degraus da santidade. O melhor caminho para essa purificação aqui
na Terra é o Sacramento da Confissão. O próprio Cristo quem instituiu o
sacramento: "Recebei o Espírito Santo, a quem perdoardes os pecados eles
serão perdoados, a quem os retiverdes serão retidos."1.Muito
diferente dos protestantes que seguem o ensinamento deixado por Lutero:
"Seja um pecador e peques fortemente, mas creia e se alegre em Cristo mais
fortemente ainda". Por fim, eles não acreditam nos sacramentos.
Porém, toda confissão encerra numa penitência, esta que
serve justamente para educar a alma pecadora e corrompida do homem. A
penitência é na verdade mais uma prova de amor da misericórdia de Deus, visto
que: Sacramento é um sinal sensível da Graça de Deus, ou seja, quando Ele se
inclina para tocar o pecador e dar a oportunidade de um recomeço. A penitência
fortifica a vida de Santidade. Entretanto, o mal cometido gera uma punição,
pois a misericórdia vem com a justiça e está tem base na verdade para que seja
justa. Sendo assim, a penitência é para a educação do Cristão e a punição por
tais pecados, se não pagas aqui na Terra, serão pagas no Purgatório.
Devido a então chamada Reforma Protestante, alguns teólogos
começam a afirmar que isso seria uma lenda, uma forma de colocar medo, porém, o
purgatório já é um Dogma da Igreja desde os Concílios de Florença e Trento.2 Além da Tradição Apostólica,
podemos encontrar o purgatório nas Sagradas Escrituras, obviamente a palavra
purgatório propriamente dita não encontraremos, porém há passagens no qual remete
ao local purgativo, ou seja, um local de expulsar impurezas, purificar e
pagamento das dívidas: "Entra em acordo sem demora com o teu adversário,
enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz,
e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. Em verdade te digo: dali não
sairás antes de teres pago o último centavo."3;
"Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível
para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele te não arraste ao
juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão. Digo-te: não sairás dali, até
pagares o último centavo."4.
Como na postagem anterior sobre Dia de Todos os Santos 5(para quem não leu,
recomendo devido a explicação do que consiste a comunhão dos santos), cito
novamente que "nem a morte nos separará do amor de Cristo 6". E, como nós
Católicos professamos a fé apostólica, no credo rezamos: Confiteor unum
baptisma in remissiónem peccatorum. Et expecto resurrectionem mortuorum -
Confesso um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos
mortos.
Com base nisso fica muito mais fácil entendermos o porque
das orações aos fiéis defuntos e as almas do purgatório, uma prática presente
desde os Judeus no Antigo Testamento, que por sinal, num livro negado por
Lutero na Bíblia Protestante: "No dia seguinte, Judas e seus companheiros
foram tirar os corpos dos mortos, como era necessário, para depô-los na
sepultura ao lado de seus pais. Ora, sob a túnica de cada um encontraram
objetos consagrados aos ídolos de Jâmnia, proibidos aos judeus pela Lei: todos,
pois, reconheceram que fora esta a causa de sua morte. Bendisseram, pois, a mão
do justo juiz, o senhor, que faz aparecer as coisas ocultas, e puseram-se em
oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas
falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos
olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados. Em
seguida, organizou uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas
para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados. Belo e santo modo de agir,
decorrente de sua crença na ressurreição! Pois, se ele não julgasse que os
mortos ressuscitariam, teria sido em vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se
ele acreditava que uma belíssima recompensa aguarda os que morrem piedosamente,
era esse um bom e religioso pensamento. Eis por que ele pediu um sacrifício
expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas."7
O cemitério é justamente uma criação Cristã Católica afins
de cuidar e zelar pelos corpos dos nossos falecidos, justamente por
acreditarmos nesta Ressurreição em Cristo. A antiga necrópole ganha nome de
cemitério, local de paz e ressurreição.
Recebe indulgências plenárias e ajuda uma alma no
purgatório a entrar na plenitude da graça, no período de 1 de Novembro até o
dia 8, o Católico que:
- Confessar e comungar sacramentalmente.
- Rezar nas intenções do Santo Padre, o Papa.
- Visitar o cemitério e rezar o Pater Noster (Pai Nosso) e o Credo ou visitar PIEDOSAMENTE uma Igreja fazendo as orações recomendadas.
- Rezar nas intenções do Santo Padre, o Papa.
- Visitar o cemitério e rezar o Pater Noster (Pai Nosso) e o Credo ou visitar PIEDOSAMENTE uma Igreja fazendo as orações recomendadas.
(Texto: Vitor Ferreira)
Notas:
1- Jo XX, 22-23
2- Catecismo da Igreja Católica, 1030; Concílio de Florença, Decr. pro. Graecis: DS 1304; Concílio de Trento, Sessão 25ª, Decretum de purgatório: DS 1820: Sess. 6ª. Decr. de iustificatione, canon 30: DS 1580
3- Mt V, 25-26
4- Lc XII, 58-59
5- Lumine Fidei - Dia de todos os santos, por que essa comunhão não é uma mentira.
6- Rm VIII, 35
7- 2 Mac XII, 39-46
2- Catecismo da Igreja Católica, 1030; Concílio de Florença, Decr. pro. Graecis: DS 1304; Concílio de Trento, Sessão 25ª, Decretum de purgatório: DS 1820: Sess. 6ª. Decr. de iustificatione, canon 30: DS 1580
3- Mt V, 25-26
4- Lc XII, 58-59
5- Lumine Fidei - Dia de todos os santos, por que essa comunhão não é uma mentira.
6- Rm VIII, 35
7- 2 Mac XII, 39-46
Bibliografia:
1) Evangelho Segundo São João.
2) Evangelho Segundo São Mateus.
3) Evangelho Segundo São Lucas
4) Romanos
5) 2 Livro de Macabeus
6)Catecimo da Igreja Católica
7) Padre Paulo Ricardo - O Purgatório. https://padrepauloricardo.org/episodios/o-purgatorio-e-uma-invencao-medieval
8) Lumine Fidei - Dia de Todos os Santos - Por que essa comunhão não é uma mentira. http://luminefidei.blogspot.com.br/2015/11/dia-de-todos-os-santos-por-que-essa.html
2) Evangelho Segundo São Mateus.
3) Evangelho Segundo São Lucas
4) Romanos
5) 2 Livro de Macabeus
6)Catecimo da Igreja Católica
7) Padre Paulo Ricardo - O Purgatório. https://padrepauloricardo.org/episodios/o-purgatorio-e-uma-invencao-medieval
8) Lumine Fidei - Dia de Todos os Santos - Por que essa comunhão não é uma mentira. http://luminefidei.blogspot.com.br/2015/11/dia-de-todos-os-santos-por-que-essa.html
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