"Educar é coisa do coração"

"Educar é coisa do coração"
"Educar é coisa do coração" São Bosco

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

São Carlos Borromeu: dos Catequistas, da Contra Reforma, de Trento e dos Enfermos.

Desde pequeno com a virtude do temor de Deus, Carlos Borromeu, nascido no dia 4 de Outubro de 1538, já mostrava seus indícios a vocação sacerdotal. Muito piedoso, construía pequenos altares, chamava seus amigos e irmãos para uma santa brincadeira: imitar os gestos dos sacerdotes.

Aos 21 anos se torna doutor em Direito Civis e Eclesiásticos  pela Universidade de Milão. Em 1562 é ordenado a sacerdote, depois bispo e nomeado pelo teu tio, o Papa Pio IV, se torna também Secretário do Estado.
Teve uma participação muito importante para reorganizar a Igreja, cujo seus escritos foram consultados por diversos Bispos para organizarem seus seminários. Ele foi grande colaborador para o encerramento do Concílio de Trento, trabalhando fielmente e arduamente na Contra-Reforma Católica além da reforma da arquidiocese de Milão.  

Conforme dito, sua grande participação foi trabalhar na conclusão do Concílio de Trento, que fora interrompido. Como não pode participar dele, dedicou-se as Atas do Catecismo Romano, conforme o solicitado do Concílio e do Breviário, trabalhou na resolução da assembléia conciliar no que diz a respeito da reforma do Clero. Neste momento entra a participação de um outro grande santo da Igreja, São Felipe Néri. Assim, colaborando para a reforma da música sacra decretada pelo Concílio.

Quando a fome e a peste invadiram Milão em 1576, se desfez de seus bens herdados pela família em prol dos necessitados, buscava pela caridade se aproximar dos pobres e enfermos, doando sua vida para cuidá-los e ministrar os devidos sacramentos.
Chegada a doença em 1584, ao se retirar para seus estudos e meditações espirituais, começou a ter grandes febres quando dizia: "um bom pastor de almas, deve saber suportar três febres, antes de se meter na cama". Ao receber os santos sacramento, expira no dia 3 de Novembro de 1584, aos 46 anos. Suas ultimas palavras foram: "Eis Senhor, eu venho, vou já." Foi canonizado em 1610 pelo Papa Paulo V, cuja a festa litúrgica celebramos no dia 4 de Novembro.

Foram inúmeras as obras de São Carlos: 

- Estabeleceu uma ordem edificante na catedral de Milão;
- A devoção dos eclesiásticos;
- A Magnificência dos ornamentos;
- O esplendor das cerimônias formavam um conjunto do mais tocante efeito;
- Fundou um colégio de nobres;
- Estabeleceu em Milão os padres teatinos;
- Recebeu os padres da Companhia de Jesus;
- Fundou também uma congregação de sacerdotes sem votos (padres oblatos de Santo Ambrósio;
- Fundou 740 escolas de catecismo com 3.000 catequistas e 40.000 alunos.
- Fundou 6 seminários para formar sacerdotes com seus regulamentos bem estruturados que conforme mencionado acima no texto; consultado por diversos bispos.

"Somos todos fracos, confesso, mas o Senhor Deus nos entregou meios com que, se quisermos, poderemos ser fortalecidos com facilidade. Tal sacerdote desejaria possuir uma vida íntegra, que dele é exigida, ser continente e ter um comportamento angélico, como convém, mas não se resolve a empregar estes meios: jejuar, orar, fugir das más conversas e de nocivas e perigosas familiaridades. Queixa-se de que, ao entrar no coro para a salmodia, ao dirigir-se para celebrar a missa, logo mil pensamentos lhe assaltam a mente e o distraem de Deus. Mas, antes de ir ao coro ou à missa, que fez na sacristia, como se preparou, que meios escolheu e empregou para fixar a atenção?" (São Carlos Borromeu, de um sermão proferido num Sínodo)1







(texto, formatação e revisão: Lumine Fidei)

Nota:

Postagem publicada na Rede Social por pe. Anderson Batista.

----

- Bibliografia:

1) São Carlos Borromeo - Aci digital: http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=134
2) São Carlos Borromeo, Arquétipo de Bispo católico, catolicismo.com.br: http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?idmat=489C1BB5-E681-0BD7-F482552BE5ECF2C9&mes=Novembro2005
3) São Carlos Borromeo, Santo do Dia, canção nova: http://santo.cancaonova.com/santo/sao-carlos-borromeu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário